terça-feira, 5 de novembro de 2013

VISITA DE ESTUDO À CIDADE DE MACHICO

No Dia vinte e dois de outubro, no turno da manhã, os alunos do segundo e nós, alunos do quarto ano de escolaridade da escola Doutor Clemente Tavares – Gaula, fizemos uma visita de estudo à cidade de Machico. Partimos da escola às nove horas num autocarro azul que a Câmara Municipal de Santa Cruz nos disponibilizou. Ao chegarmos a Machico, visitamos a igreja matriz de Machico.. Vimos a arquitetura, pinturas, azulejos, vitrais, imagens e a pia batismal. A igreja estava lindíssima, decorada com antúrios vermelhos. Fizeram a nossa oração em silêncio. Partimos em direção ao Solar do Ribeirinho, para visitarmos o edifício e os arredores. Depois das nossas professoras conversarem com uma senhora, a Doutora Isabel convidou-nos a entrar e a visitar o museu. Aproveitamos logo a oportunidade. O Presidente da Junta da nossa freguesia, que lá trabalha, também veio nos cumprimentar. Vimos quadros que nos mostravam a origem de Machico e das pessoas que descobriram a Madeira em 1419, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira. Ficamos a saber que em nove de outubro de 1803 houve um aluvião em Machico e que destruiu a capela do Senhor dos Milagres. Na altura chamava-se a Capela de Cristo e era uma das mais antiga da Madeira. A imagem de Cristo foi nas correntes e desapareceu no mar, sendo encontrada mais tarde sem estar danificada.. Quando reconstruiram a capela, levaram a antiga imagem para lá. Hoje, fazem a festa do senhor dos Milagres a 9 de outubro, relembrando essa tempestade e que conseguiram um milagre com o encontro da imagem. Ficamos muito comovidos com esta história e curiosos para conhecer a capela. Numa outra sala, assistimos a um filme onde ficamos a conhecer a transformação da cana de açúcar em açúcar antes de existirem os engenhos. Em exposição estavam algumas peças que utilizavam nessa época. Um outro filme deu-nos a conhecer o modo de fazer o cuscuz que em anos anteriores servia de base para a alimentação. Esta atividade levava muito tempo e exigia muito esforço. De seguida, passamos a uma cozinha antiga com fornos a lenha onde as pessoas faziam o pão e os assados. Estava também montada uma exposição de quadros de origem venezuelana. Tinham cores atraentes e estavam muito bonitos. Gostamos muito deste espaço, era uma casa muito bonita com um poço à frente que guardava água antigamente para as pessoas. Nele, estavam sapos, que se esconderam assustados com as nossas vozes. No final, a Doutora Isabel convidou-nos a tirar uma foto de grupo junto a um fontanário muito bonito. Após esta agradável receção, partimos para a rua onde estão os plátanos e lanchamos junto ao Fórum. Observamos ao longe o mar e a capela de São Roque. Antes de irmos visitar a capela dos Milagres visitamos o Forte de Nossa Senhora da Conceição. Passamos em frente à Câmara Municipal de Machico e andamos em cima da ponte que de vez em quando é destruída pela águas das chuvas. À entrada da capela vimos logo o quadro que a Doutora Isabel nos falou que a água tinha subido até essa altura. Ficamos com muito medo, porque se estivéssemos lá nesse dia, morríamos todos debaixo da água. Entramos, ficamos a olhar muito tempo em silêncio para a imagem antiga de Cristo. Passeamos pela bonita praia de areia e vimos a marina com muitos barcos, de pesca, iates e barcos de recreio. Brincamos com alegria e vimos onde desembarcaram os descobridores da Madeira. Regressamos à escola muito contentes porque ficamos a conhecer mais pormenores de uma bonita cidade da nossa ilha. Alunos 4.º ano EB1/PE Dr. Clemente Tavares