Conta a lenda, que Martinho era um menino, filho de um soldado que foi combater para a França.
Martinho gostava de brincar ao pião na rua, com os seus amigos. Nas horas de chuva, abrigava-se na igreja onde ouvia histórias sobre Jesus, contadas por um bispo. Esse bispo era bondoso e amigo das crianças. Houve um dia, que Martinho e os seus amigos ficaram doentes por comerem cogumelos envenenados e o bispo, salvou-os, oferecendo-lhes leite.
Certo dia, ao chegar a casa, Martinho teve uma surpresa: o seu pai, tinha regressado. O pai estava cheio de saudades e verificou que o seu filho estava crescido. Foi conversar com o imperador e decidiram que Martinho já podia ser soldado.
Partiu para a luta e num dia de inverno e de muito frio, enquanto andava a cavalgar com a sua capa vermelha, encontrou um pobre homem cheio de frio a tremer. Quis ajudá-lo. Mas nada tinha para lhe dar. Foi então que se lembrou da sua bela capa vermelha. Cortou-a ao meio, com a ajuda da espada e ofereceu metade ao mendigo, que logo se agasalhou. Em poucos segundos o sol brilhou fortemente. No meio de tanta tempestade, só poderia ter sido um milagre.
Por este motivo, hoje em dia por esta altura costuma fazer um tempo quente, fora de época e atribuímos esse calor ao milagre do São Martinho. Hoje em dia todos conhecem a Lenda do verão de São Martinho.
Sem comentários:
Enviar um comentário